sábado, 3 de março de 2012

ED 01 - Charlie Feathers


Para alguns ele era uma espécie de artista Country que poderia traduzir qualquer obra do estilo e carimbá-lo com toda a força de sua personalidade artística. Para outros, ele foi um dos grandes pioneiros do Rockabilly nos tempos áureos da Sun Records. Apenas combinando elementos de Country Music, Blues e Bluegrass Charlie Feathers criou versões e sonoridades muito particulares para o Rockabilly sendo um dos artistas mais originais e duradouros do gênero.
Charlie Feathers nasceu perto Slayden, Mississippi - EUA, foi criado em meio à musicalidade da comunidade onde cresceu. Depois de trabalhalhos convencionais em Illinois e Texas, Feathers se mudou para Memphis TN em 1950 onde trabalhou em uma fabrica de caixas até que um ataque de meningite o deixou hospitalizado, sendo obrigado à ficar de molho com sua única distração diária: o seu rádio, de lá ele saiu determinado a se tornar um cantor profissional. Em 1954 Feathers já estava trabalhando com Sam Phillips no "Memphis Service" onde ficava de olho para conseguir algo lançado pela "Sun Records". Lá fazia de tudo, ajudando com idéias de arranjos e inclusive tocou "colheres" em uma sessão das Miller Sisters. Trabalhou nas músicas demos para "Stan Kesler" e com ele recebeu metade dos créditos do lado do compacto de Elvis "I Forgot to Remember to Forget" lançado pela Sun. Phillips decidiu começar um novo selo local chamado "Flip" para testar novos artistas, Feathers foi naturalmente convidado à participar de uma sessão junto com os músicos-compositores de música Country "Bill Cantrell" e "Quinton Claunch", Phillips lançou o primeiro single do Charlie sobre esse selo com as músicas "Peepin' Eyes" de sua autoria de um lado e do outro "I've Been Deceived" escrito pela dupla. O registro causou bastante ruído sendo imediatamente relançado pela Sun Records. Apesar de Phillips ver Feathers como um artista Country, Charlie tinha ambições maiores e queria gravar Rockabilly, gravou muitas demos na Sun nesse estilo mas Phillips não o deu muita atenção e a impaciência de Charlie levou-o a gravar pela "Meteor Records" rival da Sun em Memphis onde foram lançados os clássicos Rockabilly "Tongue-Tied Jill" e "Get With It com Jody e Jerry acompanhando-o." Este single rendeu o suficiente para cimentar-lhe um contrato com a "King Records" firmando Charlie Feathers como uma lenda do Rockabilly, lá ele gravou uma sequência de singles importantíssimos para o Rockabilly dos anos 50 "One Hand Loose," "Bottle to the Baby," "Everybody's Lovin' My Baby," e "I Can't Hardly Stand It" todos tornando-se clássicos do gênero. Seu sucesso regional lhe rendeu numerosas apresentações no “Dallas' Big D Jamboree” programa de rádio muito popular na região de Dallas no Texas onde Johnny Cash, Roy Orbison e Elvis também se apresentaram. Quando o contrato com a King acabou Charlie continuou a gravar singles de excelente qualidade musical para uma variedade de selos de Memphis e continuou a tocar sua música para qualquer público local que quisesse ouvi-lo.
Quando o Rockabilly Revival começou na Europa no início dos anos 70, Charlie Feathers tornou-se o primeiro artista vivo a ser procurado por colecionadores, seus 45rpm tornaram-se muito valiosos e cada entrevistador queria saber de Charlie por que sua relação com Sun Records não o tornou um artista renomado como seus remanescentes Elvis, Johnny Cash e Roy Orbison, era nessa hora que Charlie pegava o violão e com sua voz e talento dava o recado de que poderia fazer sucesso a qualquer momento.
Gravou seu primeiro álbum por uma grande gravadora em 1991 "Elektra's American Masters series" e continuou a tocar e gravar para seus fans em sua grande maioria Europeus.
Charlie Feathers faleceu em 29 de Agosto de 1998 devido à complicações após um AVC aos 66 anos deixando seu legado de excelentes canções de Rockabilly e Country Music.

Fonte: AllMusic

Traduzido por: Billy Joe Rocker

Nenhum comentário:

Postar um comentário