sexta-feira, 9 de março de 2012

ED 05 - Darren Spears & Go Cat Go


No fim do verão de 1988 “Darren Spears” (que era conhecido na vizinhança de Maryland – EUA por tocar muito bem seu violão e por ter uma voz muito similar à de Elvis) e o baterista “Lance LeBeau” reunem-se pela primeira vez no porão da casa de Lance para o início dos ensaios de uma nova banda que estava surgindo, acompanhados por um guitarrista fã de Led Zeppelin e Paul Turley: um baixista que estava disposto a tocar qualquer coisa que eles quisessem. No final de uma longa tarde sem muito progresso Lance e Darren começam uma versão de uma música de “Gene Vincent” chamada "Baby Blue". Aí houve uma faísca mas ficou somente nisso.

Um ano se passou até que Lance, Darren e Paul decidem se reunir novamente desta vez na casa de Darren que chama Lance e diz: "Ei escute isso!" Lance escuta alguém tocando "Mystery Train" do outro lado da rua. Foi incrível o contentamento de ambos "Quem é esse cara?" Lance tinha que saber. Darren dá uma risada e diz: "Apenas um velho amigo da família”, ambos partem em direção à garagem vizinha em busca do misterioso guirarrista e lá encontram “Bill Hull” um talentoso e humilde músico que diz a ambos eu apenas toco algumas canções que gosto, Darren sorri e balança a cabeça. Outra faisca surge e desta vez ela vai gerar algo muito bom.

Os ensaios começam em frente à garagem de Darren atraindo os vizinhos que seguidamente arrastam suas cadeiras até o gramado para assisti-los e até os estranhos que passeavam com seus cachorros paravam para ve-los e alguns até arriscam alguns passos de dança como que já prevendo o sucesso da banda.

Após várias semanas pensando em um nome para a banda Bill aponta para a placa de seu carro e diz: "GO CAT GO". Essa expressão soava muito bem e era muito usada por Carl Perkins e todos concordaram que este seria um excelente nome para a banda.

À medida que o verão de 1989 foi chegando ao fim a “Go Cat Go” começou a tocar em clubes locais e logo atraiu os fãs de Rockabilly de toda parte. A energia de Darren e sua habilidade musical aliada ao ritmo contagiante de Lance acentuados com a prescisão de Bill na guitarra atraia cada vez mais público em seus shows, só que o baixo elétrico solidamente interpretado por Paul não tinha exatamente a sonoridade e que eles estavam buscando.

Em Janeiro de 1990, o jovem “Brian Freeman” na época com apenas 16 anos ofereceu seus serviços como baixista acústico vertical. Brian tinha formação clássica, uma paixão por Rockabilly além de tocar muito bem. Duas semanas depois Brian tocou em seu primeiro show com a ”Go Cat Go”.

A banda trabalhou muito para aperfeiçoar algumas canções originais compostas por Darren e em Março de 1990 eles lançam uma fita cassete auto-produzida intitulada: "Out of Control", com seis canções de Darren: Who Was That Cat, Forever's Much Too Long, Time To Rock, Till the Cool Cats Cry, 10 Ways to Rock e a magnífica : Please Mama Please. Pouco depois do lançamento da fita os rapazes sentem uma enorme vontade de fazer um disco de vinil. Seria algo que eles pudessem mostrar aos seus netos no futuro.

Em meados de 1991, “Go Cat Go” gravou mais seis músicas autorais, cinco escritas por Darren e uma por Brian, para o selo “Rock-A-Billy Records Company” em Denver - Colorado. Lançaram então um vinil 10” (R-301-LP) em um vinil roxo. Com as canções: Little Baby Doll, I've Got My Eyes on You, Can't Tie Me Down, Big Train, Other Side of Town e Lonesome Road. A resposta para o disco (que foi lançado em janeiro de 1992) foi esmagadoramente positiva. Infelizmente, o disco foi inicialmente lançado sem nenhuma capa devido a restrições financeiras da gravadora. Quase um ano depois a banda decidiu que o disco deveria ter uma capa bacana e com a ajuda de Ronnie Joyner, um excelente artista gráfico local e fã de Rockabilly, eles finalmente conseguiram.

Também em 1991, duas gravações alternativas de "Other Side of Town" and "I've Got My Eyes on You” foram disponibilizadas na coletânea “Big D.C. Jamboree: Vol 2 CD (RW-303) da “Run Wild Records” entretanto a “Rock-A-Billy Records” estava ansiosa para começar uma segunda prensagem do LP mas houve um desentendimento entre a banda e o selo e isso não chegou a acontecer.

O sucesso do disco e o incentivo de colegas músicos levou a banda a planejar uma curta turnê. Em junho de 1992 eles foram rumo ao Texas em uma van de carga alugada por eles que tinha apenas dois assentos disponíveis. Eles se revezavam dirigindo e para que os colegas dois outros dois assentos improvisados não sofressem tanto no trajeto. Após dois dias de viagem eles pararam em Memphis- Tennessee para uma gravação no estúdio da “Sun Records” pois todos eles eram fãs de longa data das gravações da Sun e a banda não poderia sair do estúdio sem gravar algo. Por sorte uma equipe de tv do noticiário nacional apareceu e gravou a sessão inteira da banda em um episódio intitulado “Loucos por Elvis” e a aparição da banda no show (que foi ao ar 12 de agosto de 1992) durou menos de um minuto mas já bastou. “Go Cat Go” gravou seis músicas no lendário estudio da Sun: Please Mama Please, Til the Cool Cats Cry, Who Was That Cat, Honey Don't de Carl Perkins, Blue Days Black Nights de Buddy Holly, Flyin' Saucers Rock 'n' Roll de Billy Lee Riley and é claro uma versão de That's Alright Mama de Arthur Crudup.

Chegando ao Texas, a banda juntou-se à banda “High Noon” para tocar em alguns shows na região de Austin e Dallas durante as semanas seguintes. Logo voltaram para casa cansados mas triunfantes e muito felizes pelos shows e por finalmente poder estar fora daquela van nada confortável.

Eles passaram o ano trabalhando em seus empregos e reuniam-se sempre que podiam. Brian estava fazendo faculdade em Richmond – Virgínia cerca de duas horas de distância tornando difícil reunir a banda, mesmo assim começaram a planejar sua turnê para a Califórnia em Julho de 1993.

Desta vez eles viajaram em uma confortável “mini-van”. O primeiro show foi em Hollywood com uma participação no “Ronnie Mack's Barndance” no Palomino Club. Logo depois seguiram para Anaheim com uma parada no “Linda's Doll Hut” para um show em parceria com “Dave and Deke Combo” depois seguiram para o Casbah em San Diego onde tocaram junto com “Big Sandy & the Fly-Rite Boys”. No caminho de volta foram pela costa até chegar a San Francisco onde eles novamente se uniram à banda de “Big Sandy” para mais alguns shows. A turnê termina em grande estilo em uma grande festa na “Hot Warehouse Party”. Neste show eles revelaram a mais nova música que vinham trabalhando: "Kiss Me Baby" a multidão ficou logo fascinada por ela que definiu a sonoridade “Go Cat Go” mas infelizmente nunca chegou a ser gravada com a formação completa.

Eles estavam prontos para dar o próximo passo como uma banda profissional e já planejavam largar os seus respectivos empregos e viver dos cachês das turnês e tinham planos de tocar na Europa no verão de 1994.

Em 14 de Setembro de 1993, apenas um mês depois de voltar da Califórnia, Darren Spears foi baleado por três adolescentes que queriam roubar seu fuzil de caça e acabou falecendo um dia depois em decorrência a seus ferimentos. Os envolvidos no crime foram presos no dia seguinte e foram condenados a comprir uma longa pena na prisão.
A perda de Darren foi devastadora. Os demais membros da “Go Cat Go” concordaram que ninguém poderia tomar o lugar de Darren no grupo e eles seguiriam caminhos separados pois estava tudo acabado devido a esta tragédia que os impediu de realizar o sonho de ir para a Europa, compor e gravar novas músicas (escritas nos cadernos enormes de Darren) e de viver do que realmente amavam fazer o Rockabilly.

Não encontrei nenhuma informação sobre se “Brian Freeman” está tocando baixo em alguma banda atualmente mas “Bill Hull” continua tocando guitarra em outro gênero, “Lance LeBeau” após o término da banda tocou nos “Flea Bops”, “Twilite Ramblers” e atualmente tem uma banda com sua esposa “Wendy LeBeau” chamada: “Wendy LeBeau & Her Beaus”.

Depois de muitos anos, Bill, Lance, e Brian fizeram dois shows especiais em tributo ao ”Go Cat Go”, convidando o cantor “Eddie Clendening” para o posto de Darren onde se apresentaram no “Viva Las Vegas 7” em abril de 2004 e no “Hembsy 32” em Maio do mesmo ano. As apresentações foram dedicadas à Darren e sem dúvida memoráveis e muito emocionantes.

Fonte: Rockabilly Hall of Fame website

Traduzido e reescrito por: Billy Joe Rocker

Nenhum comentário:

Postar um comentário